Skip links

Drone Docks: O Que São e Como Funcionam?

Se você está habituado a acompanhar o mercado de drones, provavelmente já ouviu falar do termo Drone Docks. Esta é uma tecnologia recente que promete revolucionar a forma como utilizamos aeronaves não-tripuladas.

Drone Docks são equipamentos muito versáteis e capazes de contribuir enormemente para o desenvolvimento de diferentes trabalhos ligados às mais variadas aplicações para drones.

Se você não sabe muito bem o que são Drone Docks, abaixo irá encontrar informações relevantes acerca do que são e como funcionam estes incríveis acessórios para drones. Além disso, apresentaremos alguns dos principais equipamentos disponíveis atualmente no mercado, focando em modelos compatíveis com drones DJI.

O Que São Drone Docks?

O termo Drone Docks pode ser traduzido como sendo uma “doca de drones” ou uma “estação para drones”. É comum que estes dispositivos também sejam nomeados como Drone Docking Stations ou “estações de ancoragem de drones”.

Embora sejam equipamentos de alta tecnologia, as baterias para drones ainda são fatores limitantes para condução de mapeamentos aéreos. Mesmo utilizando drones modernos, é recorrente que usuários de drones necessitem de baterias extras para finalizar levantamentos aéreos, necessitando muitas vezes de carregá-las e trocá-las manualmente em campo.

Em regiões remotas, nem sempre é possível carregar baterias e mesmo que você possua baterias extras, trocá-las irá representar um acréscimo considerável no tempo necessário para realizar um levantamento aéreo.

Para facilitar a vida de quem trabalha com drones, empresas como a DJI e a Skydio vêm apostando alto no desenvolvimento de Drone Docks e prometem muitas novidades ainda para o ano de 2023.

De forma simplificada, podemos entender os Drone Docks como sendo dispositivos que permitem que drones pousem e recarreguem as suas baterias sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, de forma automatizada.

Estes dispositivos não só dispensam a necessidade de se trocar manualmente as baterias de drones, como também permitem que estes equipamentos se tornem ainda mais autônomos, eficientes e seguros.

Com o auxílio de Drones Docks, drones são capazes de voar de forma autônoma por muito mais tempo. Além disso, é possível realizar levantamentos aéreos com muito mais segurança em regiões remotas e em áreas com condições ambientais extremas.

Para que você entenda um pouco mais sobre o que são esses dispositivos, no vídeo abaixo irá encontrar uma pequena demonstração da DJI acerca do DJI Docks, estação já disponível para alguns modelos de drones DJI.

Como Funcionam os Drones Docks?

Os Drone Docks podem operar de formas muito distintas a depender do modelo, da empresa produtora e dos objetivos para os quais a estação foi desenvolvida.

De forma geral, estes equipamentos estão disponíveis como grandes “caixas” para drones, sendo comum a utilização do termo Drone-in-a-box para descrevê-los.

Normalmente, estas estações se abrem para abrigar um drone antes dele voar e depois se fecham para mantê‑lo seguro enquanto carrega ou espera uma nova missão. Estes dispositivos são tipicamente construídos com materiais a prova d’água, garantindo ainda mais segurança para aeronaves em seu interior.

Quanto ao carregamento da bateria, este pode ocorrer de diferentes formas. Alguns equipamentos são capazes de recarregar a bateria do drone por mecanismos de indução enquanto outros simplesmente trocam as baterias da aeronave de forma automatizada.

Estes dispositivos podem possuir ainda módulos RTK integrados, dispensando a necessidade de se estabelecer em campo outra estação RTK. Além disso, é comum que eles apresentem pequenas estações meteorológicas em seus sistemas, sendo capazes de monitorar variáveis climáticas como a velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, chuva e temperatura.

Mesmo sendo dispositivos ligeiramente pesados, estas estações ainda são pequenas o suficiente para serem facilmente transportadas para campo. Entretanto, isto pode variar sensivelmente em relação ao modelo de drone para o qual a estação foi desenvolvida.

Se você deseja adquirir um Drone Dock, é fundamental que realize uma boa pesquisa de mercado para avaliar quais modelos estão disponíveis para o modelo de drone que deseja utilizar.

Embora existam muitas estações já disponíveis no mercado, nem sempre estas irão apresentar compatibilidade com todos os modelos de drone. Então, esteja sempre atento às especificações da estação antes de realizar uma compra.

Para ajudá-lo, abaixo iremos listar os principais modelos de Drones Docks disponíveis atualmente no mercado de drones.

Quais São os Principais Modelos de Drones Docks?

Prometendo ser o próximo grande passo da indústria de drones, os Drone Docks vêm sendo desenvolvidos e aprimorados por uma série de empresas de tecnologia.

As produtoras de drones DJI e Skydio já apresentam modelos próprios, voltados para atender drones um pouco mais modernos de suas linhas de produção. Entretanto, você também irá encontrar modelos de estações desenvolvidos por terceiros e que apresentam compatibilidade com uma série de modelos de drones, incluindo drones da DJI.

1 – DJI Dock

Sem sombra de dúvidas, esta é a estação mais cobiçada por usuários de drones DJI. Esta é uma estação que pesa aproximadamente 90 kg e que pode ser facilmente transportada para campo.

Desenvolvida para atender modelos de drones da série DJI Matrice M30, a DJI Dock apresenta tecnologia de ponta, sendo capaz de recarregar completamente as baterias de um drone em aproximadamente 25 minutos.

Esta estação é fabricada com materiais a prova d’água e a prova de poeira, mantendo a segurança de seu equipamento mesmo quando aberta. Além disso, estações DJI Dock podem ser utilizadas em condições extremas de temperatura, realizando o carregamento de baterias em um espectro de atuação que varia entre -35 e 50oC.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação completa do DJI Dock.

2 – Skydio Dock

Atualmente, a Skydio é a maior competidora da DJI no mercado de drones. Já existem alguns modelos de Drone Dock disponíveis no mercado para quem possui um equipamento da Skydio.

Os modelos desenvolvidos até então pela Skydio são o Skydio Dock, Skydio Dock Lite e o aplicativo Skydio Remote Ops. Da mesma forma que as estações da DJI, estes modelos foram desenvolvidos para serem operados em condições extremas, podendo ser utilizados em diversas tipologias de ambientes.

A grande novidade das estações da Skydio está ligada às possibilidades de utilizá-las em ambientes interiores. Por meio de dispositivos de inteligência artificial, desenvolvidos especificamente para isso, as estações da Skydio garantem completa segurança para o seu equipamento.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma breve apresentação do Skydio Dock e do aplicativo Skydio Remote Ops.

3 – Percepto

A empresa israelense Percepto vem trabalhando há um bom tempo no desenvolvimento e aprimoramento de estações de ancoragem para drone.

Voltada apenas para drones de sua própria produção, a Percepto chegou ao mercado um pouco antes que outros empresas, introduzindo a estação Percepto Base. Esta estação está disponível em dois modelos, desenvolvidos para atender os drones Percepto Air Max e Percepto Air Mobile, já vendidos em conjunto com as estações.

Estas estações apresentam tecnologia de ponta, podendo ser operadas em ambientes extremos e contando com o que há de melhor em tecnologias de inteligência artificial.  Além disso, foram desenvolvidas para serem leves, resistentes e portáteis.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma breve apresentação do drone Percepto Air Mobile, incluindo a sua estação de ancoragem.

4 – Hextronics

Se você busca uma estação desenvolvida por terceiros e compatível com modelos de drones DJI, as estações desenvolvidas pela Hextronics podem ser uma boa opção.

O modelo Hextronics Global Advanced apresenta compatibilidade com drones da série DJI Mavic 2. Pesando apenas 45 kg, esta estação pode ser facilmente transportada para campo, sendo capaz de acoplar até seis baterias para serem trocadas de forma automatizada.

Para quem busca uma estação mais robusta, o modelo Hextronics Atlas M300 foi desenvolvido especificamente para atender drones da série DJI Matrice 300 RTK. Pesando 135 kg, esta estação é capaz de trocar as baterias de drones em aproximadamente 90 segundos.

Para quem busca mais plasticidade, a série Hextronics Universal é capaz de atender quatro modelos de drones: Parrot Anafi USA, Parrot Anafi AI, Skydio 2/2+ e o DJI Mavic 3.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma breve apresentação da Hextronics Universal.

5 – IDIPLOYER Nexus

Capaz de atender drones da série DJI Mavic 2, a estação IDIPLOYER Nexus pode ser uma boa opção de compra se você possui um modelo de drone desta série.

Pesando apenas 40 kg, esta estação é capaz de recarregar completamente a bateria de um drone em aproximadamente 45 minutos.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma breve apresentação da IDIPLOYER Nexus.

6 – Heisha

Outra empresa produtora de Drone Docks que apresentam compatibilidade com drones DJI é a Heisha. Apresentando tecnologia de ponta, as estações desenvolvidas por esta empresa podem ser uma excelente opção de compra para usuários de drones DJI.

O modelo Heisha D80 (PRoC) foi desenvolvido para atender drones populares da DJI. Pesando 45 kg, esta estação possui suporte para drones DJI Mavic 2, DJI Mavic Mini e DJI Phantom 4 RTK. Outros modelos de drones compatíveis são o Parrot ANAFI, o Yuneec Typhoon e o Autel EVO II. Esta estação é capaz de recarregar as baterias de um drone em aproximadamente 45 minutos.

Para drones mais robustos, a Heisha desenvolveu o modelo Heisha D135, capaz de atender modelos da série DJI Matrice M300 RTK. Embora apresente tecnologia de ponta, a principal desvantagem deste equipamento é que ele pesa 275 kg, além de demandar aproximadamente 90 minutos para completar o recarregamento da bateria.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma breve apresentação do Heisha D80.

7 – CounterDrone

Para quem busca uma estação que apresenta compatibilidade com um número maior de tipologias de drones, uma boa opção de compra pode ser as estações CounterDrone.

Pesando 66 kg, esta estação pode ser utilizada para recarregar drones das séries DJI Mavic 2 e DJI Matrice. Além de apresentar uma gama maior de opções de drones, o CounterDrone ainda é capaz de carregar dois drones ao mesmo tempo.

O CounterDome permite ainda que você utilize um drone, enquanto outro carrega. Isto pode ser de grande auxílio se o seu objetivo é realizar mapeamentos aéreos com agilidade e segurança.

No vídeo abaixo, você irá encontrar uma apresentação sucinta do CounterDrone.

Conheça a GeoSense

Para quem deseja saber pouco mais sobre baterias para drones, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado Baterias Para Drones (LiPO): Tudo o Que Você Precisa Saber.

Agora, se você deseja trabalhar profissionalmente com drones, não pode deixar de conhecer os cursos da GeoSense dedicados ao estudo de Drones Fotogrametria Digital.

Abaixo, você irá encontrar todos os cursos da GeoSense voltados para profissionais iniciantes ou experientes que desejam aprimorar o seu conhecimento em Mapeamento Aéreo Com Drones.

Para profissionais iniciantes, recomendados o curso de Configuração, Legislação e Pilotagem de Drones, no qual você irá aprender tudo o que precisa saber para operar drones de forma otimizada, segura e de acordo com a legislação nacional.

Gostou do conteúdo? Curta, comente, compartilhe e não deixe de acompanhar o Blog da GeoSense para ficar por dentro do que há de melhor no universo dos drones e das geotecnologias.

Leave a comment

Ampliar
Arrastar