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Como Precificar Serviços de Mapeamento Aéreo Com Drones?

Se você pretende trabalhar com drones, saber como precificar os seus serviços de forma correta será fundamental para o sucesso de sua empresa.

Embora possa parecer fácil, esta é uma dúvida muito comum para quem está começando uma carreira como piloto de drones.

Para ajudá-los, abaixo iremos trazer informações valiosas sobre as principais formas de precificar trabalhos com drones para que você possa decidir qual delas melhor se aplica à sua realidade.

O que é precificar?

Para que você aprenda como precificar serviços de drone, primeiro é necessário entender o que é precificar.

O ato de precificar pode ser entendido como um processo de tomada de decisão no qual você irá definir um preço para os serviços ou bens que oferta a seus clientes, levando em consideração os seus custos, a qualidade dos serviços, a sua margem de lucro, as características do mercado em sua região, entre outras variáveis de interesse. 

Muitos profissionais podem não conseguir se destacar no mercado simplesmente por não precificarem de forma adequada os serviços que prestam. Por isso, este é um pilar fundamental de qualquer empresa de drones.

Cobrar de forma errada por um serviço pode ter inúmeras consequências para a longevidade de sua empresa. Se um preço muito alto pode afastar clientes, um preço muito abaixo do mercado também irá prejudicar sensivelmente o lucro de sua empresa.

Por isso, é necessário que você tenha pleno conhecimento de como precificar serviços antes de começar a ofertá-los. Se você deseja saber como fazer isso, abaixo irá encontrar alguns dos principais métodos de precificação de serviços utilizados por grandes empresas de drone. 

1 – Precificação por custos

Este tipo de precificação consiste em calcular todos os seus custos e cobrar pelos serviços multiplicando os custos por um múltiplo pré-estabelecido.

Para isso, você irá precisar fazer uma análise criteriosa de todos os custos atrelados à manutenção de sua empresa, incluindo aluguel, energia, água, aquisição de hardwares, softwares, drones, baterias, carros, gasolina, entre outros.

Por exemplo, você pode chegar à conclusão que irá gastar em média R$ 500 para realizar um levantamento aéreo em determinada área. Para precificar este trabalho, você pode simplesmente multiplicar este valor por 5 e cobrar R$ 2500 pelo serviço prestado.

Este tipo de precificação apresenta como vantagem o fato de que você nunca irá cobrar abaixo do que custa para você prestar aquele serviço, garantindo uma margem de lucro constante em todos os serviços prestados.

Por outro lado, a sua precificação é baseada unicamente nos seus custos e não no valor do produto que irá entregar ao cliente. Por isso, a depender do caso, pode ser uma boa ideia buscar por outros métodos de precificação.

2 – Precificação por concorrência

Este tipo de precificação é baseado em uma extensa pesquisa de mercado, na qual você irá avaliar o preço dos serviços prestados por empresas de drones localizadas na sua área de atuação.

Para que este tipo de precificação seja bem sucedida, é de fundamental importância que você avalie primeiramente quais serviços deseja prestar e qual é preço médio de mercado destes serviços na sua região.

Após ter conhecimento do valor médio cobrado para prestar determinado serviço, você pode se decidir por cobrar acima deste valor, abaixo dele ou exatamente o mesmo valor.

Ao precificar pela concorrência, você terá capacidade de estipular valores mais competitivos, capazes de garantir um excelente posicionamento no mercado.

Se você é um profissional iniciante, este tipo de precificação pode ajudá-lo a alavancar a sua carreira. Ao cobrar um valor abaixo da média, entregando um serviço de qualidade, você poderá garantir uma boa base de clientes para começar a expandir a sua empresa.

Como vantagem, este tipo de precificação garante que você não irá cobrar valores muito discrepantes para os serviços que presta, garantindo um posicionamento mais adequado em termos de preço de mercado.  

Entretanto, caso os seus concorrentes estejam cobrando de forma errada, você também irá errar. Por isso, esteja atento a outras formas de precificação e caso conclua que precificar pela concorrência não é uma boa ideia para a sua região, busque outra forma de abordagem.

3 – Precificar por valor

Este tipo de precificação é um pouco mais complexo e envolve um entendimento maior dos serviços que você presta e da relação destes com as necessidades dos seus clientes.

Por exemplo, se você é capaz de entregar um produto de forma mais rápida do que o habitual, isto significa que você está agregando valor ao seu serviço. Isto pode ser um grande diferencial da sua empresa e que irá permitir que você cobre um pouco mais pelos serviços prestados. 

Da mesma forma, se você é capaz de entregar um produto com qualidade muito acima da média do mercado, você também deve cobrar um valor mais alto pelo seu serviço.

Para este tipo de precificação, você deve saber quanto tempo e qual o valor que os seus clientes estão economizando ao fechar um serviço com você.

Por exemplo, se você é capaz de entregar um produto na metade do tempo que a sua concorrência, você pode então estipular um valor médio para quanto o seu cliente está economizando ao fechar o serviço com você e incluir uma porcentagem deste valor no preço final do seu serviço.

Esta abordagem pode garantir uma melhoria sensível da relação da sua empresa com os seus clientes, ajudando a criar transparência em relação ao porquê determinado serviço irá custar determinado preço.

Entretanto, se você está começando e não entende muito bem de como os serviços prestados por você impactam as economias do seu cliente, este pode não ser o tipo de precificação mais adequado inicialmente.

Além disso, para precificar por valor entregue ao cliente, você necessita que os produtos que oferta apresentem alguma vantagem em relação à sua concorrência. Isto pode ser atingido por meio da aquisição de um drone um pouco mais moderno ou de um sistema de hardwares e softwares mais eficiente.

Se você é um profissional iniciante e deseja abrir uma empresa de drones, recomendamos que acesse o conteúdo da GeoSense intitulado “5 Dicas Para Começar a Trabalhar Com Drones Em 2023”.

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